Oriented Aguiar Rogaine Challenge 2023

No dia 6 de maio, abriu formalmente a época do Rogaine, com a primeira prova oficial do calendário competitivo da Taça de Portugal. Eu e a Olga Paulino, equipa “Javalis das Poças” e companheiras de aventura, fomos representar o clube ADN Sesimbra.

O evento decorreu em Aguiar da Beira, a Capital da Orientação. Diga-se que eu tinha uma “relação desconfortável” com  Aguiar de Beira, pois foi aqui que me iniciei na atividade competitiva, e nas diversas vezes que lá estive em provas ou em treinos, a experiência não foi a melhor. Mapas muito técnicos, percursos fisicamente exigentes e aquela imensidão de pedras deixavam-me sempre, nervosa, apreensiva e não havia um dia que não “me perdesse” e passasse horas a deambular entre pedras, lages  e afloramentos rochosos…

Este fim de semana fiz as pazes com Aguiar da Beira!

Um mapa pensado para uma prova de rogaine pedestre, só podia resultar numa grande experiência e num super desafio. Parabéns ao Oriented Aguiar pela coragem em organizar o evento, e obrigada ao Município de Aguiar da Beira pelo apoio ao disponibilizar “solo duro” e balneários de excelência aos atletas.

Foi um privilégio poder, durante cerca de 4h (21km com 629m D+), como diz o meu amigo Manel Dias, apanhar “uma bebedeira de orientação” e desfrutar deste paraíso, com condições de luxo:

  • Monitorização dos atletas, em direto, através de GPS tracking;
  • Cobertura fotográfica e televisiva;
  • Almoço quentinho e reconfortante, que soube “pela vida”.

Foi, sem dúvida, uma experiência fantástica, que deu para conviver e conhecer novos atletas, amantes de Ori-Trail Rogaine, usufruir de terrenos únicos e desfrutar de um grande mapa de Rogaine, calmamente e sem receios.

Resultado final:

  • Geral: 14º lugar em 23 equipas de Competição Pedestre;
  • Escalão: 1º lugar Veteranos Femininos.

Próxima etapa – 9 de setembro, em Albergaria dos Doze.

Jesus Leão

Fotos de Jesus Leão