No passado dia 2 de março (sábado), na zona ocidental de Lisboa (Monsanto) decorreu o Campeonato Nacional Universitário de Orientação Pedestre.
Com 34 atletas e 11 clubes da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em prova, destaque para a conquista do título coletivo por parte da Associação Académica da Universidade do Minho. No escalão masculino, Vasco Mendes, da Universidade NOVA de Lisboa (e atleta da ADN Sesimbra), renovou o título de campeão nacional universitário, após a conquista na edição 2022/2023. Em simultâneo, teve lugar o Campeonato Regional de Lisboa e Vale Tejo, que contou com a prova de distância média, de manhã, em Monsanto (Mata de Caselas), e o Sprint urbano, numa tarde de chuva, no Bairro de Caramão (Ajuda).
O mapa da Mata de Caselas apresenta uma vasta rede de caminhos e trilhos, mas proporcionou percursos de floresta interessantes, que obrigaram os atletas a navegar com recurso à leitura do relevo e atentos aos pormenores da vegetação. O mapa do Bairro do Caramão da Ajuda foi um belo desafio, presenteando-nos com percursos técnicos, entre ruas, becos, escadas, ruelas e algumas zonas verdes. A chuva veio complicar um bocadinho, tornando o piso dos becos escorregadio e interferindo na visibilidade, mas não retirou o interesse ao traçado dos percursos.
A ADN Sesimbra contou com a participação de 19 atletas, que, no cômputo das duas etapas, obtiveram os seguintes lugares de pódio:
André Espada Pereira – 2º Juniores Masculinos
Vasco Mendes – 1º Seniores Masculinos
Leonor Ferreira – 2º Seniores Femininos
Nuno Ferreira – 1º Veteranos Masculinos I
M Jesus Leão – 1º Veteranos Femininos II
Manuel Dias – 1º Veteranos Masculinos III
De realçar o excelente desempenho dos nossos jovens em formação, nomeadamente João Miguel Pereira (3º lugar) e Gustavo Santana (4º lugar).
Parabéns a todos os participantes. Seguimos, rumo ao próximo evento: I Troféu Ori Évora Monte, 23 e 24 Março.
Jesus Leão