Vasco Mendes foi o grande vencedor do Cascais International Orienteering Meeting – XXXVII Troféu de Orientação do CPOC, que se realizou no passado fim de semana de 8 e 9 de março, na Serra de Sintra – Pedra Amarela – com duas provas de distância média, e na vila de Cascais – sprint urbano noturno. O ADN’ista fez o terceiro melhor tempo na prova do primeiro dia, e venceu de forma destacada a prova do segundo dia. No conjunto das provas, totalizou 1.935,44 pontos, mais 23 pontos do que o segundo classificado, e mais 40 pontos que o terceiro classificado. O segundo melhor português não foi além de um quarto lugar, ficando a 41 pontos do topo classificativo.
Num fim de semana de muita chuva, os atletas da ADN Sesimbra mostraram a sua força e empenho, e subiram (literalmente) à Pedra Amarela para duas provas de distância média, muito interessantes, com alguma dificuldade técnica, e um grande desnível acumulado. Coletivamente, o ADN Sesimbra classificou-se no quarto lugar, num total de 121 equipas. Belo desempenho dos 30 atletas sesimbrenses que marcaram presença em mais um evento internacional (a distância média de sábado era um World Ranking Event).
Destaque ainda para os resultados alcançados nos escalões M14, onde Dinis Martins conseguiu o 2.º lugar (melhor português), e também no escalão M20, onde Miguel Manso não deu qualquer hipótese aos seus adversários, vencendo mesmo as duas etapas e classificando-se por isso, no 1.º lugar.
No feminino, Catarina Félix, na categoria D50, conquistou o 2.º lugar, demonstrando experiência neste tipo de competição.
A Taça de Portugal de Orientação Pedestre faz agora uma breve pausa, voltando no final do mês (29 e 30 de março), com os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Sprint, onde a ADN Sesimbra espera participar em força!
Pedro Laia