No fim de semana de 29 e 30 de março, o Alto Alentejo foi o centro da orientação nacional, com a realização do Campeonato Nacional de Sprint e do Campeonato Nacional de Distância Longa, em Avis e Evoramonte, respetivamente.
A prova ficou marcada pelos terrenos fisicamente exigentes, devido ao elevado desnível, que, associado ao calor intenso que se fez sentir, pôs à prova os 39 atletas da ADN Sesimbra presentes. Mesmo assim, os nossos atletas conseguiram vários lugares de destaque.
O Campeonato Nacional de Sprint decorreu num ambiente urbano marcado pelas intricadas e estreitas ruas do centro histórico da vila de Avis, tendo exigido aos atletas uma navegação precisa com tomadas de decisão rápidas.
Por sua vez, a competição de distância longa realizou-se em terrenos de montado alentejano na envolvente de Evoramonte. Com o emblemático castelo – onde foi assinado o tratado que firmou o fim da Guerra Civil – como pano de fundo, os nossos atletas orientaram-se num mapa desafiante que requeria uma leitura detalhada das curvas de nível.
No final, o balanço da prova foi muito positivo, tendo a ADN Sesimbra conseguido trazer para casa seis Campeões Nacionais de Sprint (Dinis Martins – H14; Miguel Manso – H20; Luís Boal – H45; Jesus Leão – D55; Luísa Gaboleiro – D60; Manuel Dias – H70) e três Campeões Nacionais de Distância Longa (Dinis Martins – H14; Miguel Manso – H20; Manuel Dias – H70). Além disso, a ADN conquistou três títulos nacionais coletivos, dois na distância de sprint e um na distância de distância longa. A juntar a estes excelentes resultados, os nossos atletas conseguiram ainda mais oito lugares de pódio. Entre este resultados de excelência, sobressaem os resultados de Manuel Dias, Miguel Manso e Dinis Martins, atletas que conquistaram a dobradinha tendo vencido os seus respetivos escalões em ambos os dias de competição. No caso do Dinis, o resultado é notável, uma vez que esta foi a sua primeira participação em campeonatos nacionais.
Outro momento de realce nesta prova foi a estreia de vários jovens atletas com as cores da ADN, um marco importante para o desenvolvimento da associação, resultado da aposta contínua no desenvolvimento e promoção da orientação entre as faixas etárias mais jovens, crucial para o futuro da modalidade.
A Taça de Portugal entra agora num pequeno interregno, regressando no final de abril com o LIOM – Campeonato Ibérico Masculino, em Penamacor.
Parabéns a todos os atletas!
Miguel Manso
Resultados ADN Sesimbra:
Campeonato Nacional de Sprint:
Dinis Martins – H14 – CAMPEÃO NACIONAL
Miguel Manso – H20 – CAMPEÃO NACIONAL
Luís Boal – H45 – CAMPEÃO NACIONAL
Jesus Leão – D55 – CAMPEÃ NACIONAL
Luísa Gaboleiro – D60 – CAMPEÃ NACIONAL
Manuel Dias – H70 – CAMPEÃO NACIONAL
Veteranos II Masculinos – CAMPEÕES NACIONAIS (Luís Boal, Pedro Laia, Rui Miguel Pereira)
Veteranos III Femininos – CAMPEÃS NACIONAIS (Catarina Félix, Jesus Leão, Luísa Gaboleiro)
Vasco Mendes – HE – Vice-Campeão Nacional
Feliciano Alves – H60 – Vice-Campeão Nacional
António Neves – H65 – 3º Classificado
Campeonato Nacional de Distância Longa:
Dinis Martins – H14 – CAMPEÃO NACIONAL
Miguel Manso – H20 – CAMPEÃO NACIONAL
Manuel Dias – H70 – CAMPEÃO NACIONAL
André Pereira – H18 – Vice-Campeão Nacional
Vasco Mendes – HE – Vice-Campeão Nacional
Jesus Leão – D55 – Vice-Campeã Nacional
Feliciano Alves – H60 – Vice-Campeão Nacional
Luísa Gaboleiro – D60 – 3ª Classificada
Veteranos II Masculinos – CAMPEÕES NACIONAIS (Luís Boal, Rui Miguel Pereira, Rui Marques)